Parentes das vítimas do voo 447 criticam relatório do BEA e dizem que foi falha técnica

29/07/2011 14:05

A Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447 vai enviar um ofício para a BEA (Escritório de Investigações e Análise), órgão oficial francês encarregado de investigar o acidente do voo Rio-Paris em 2009, repudiando o relatório divulgado nesta sexta-feira (29).

 documento aponta uma série de erros dos pilotos que teria provocado a queda da aeronave. O presidente da associação, Nelson Faria Marinho, discordou do posicionamento do BEA e disse que os especialistas já provaram que houve falha técnica.

- É até uma contradição por parte do BEA falar um negócio desses. Eles mesmos admitiram, em princípio, que foram as sondas de Pitot (sensores de velocidade) que deram defeito. Se o Pitot deu defeito, atingiu o computador de bordo, foram problemas em peças, não é falha humana. Se o Pitot não desse defeito, não tinha derrubado o avião. 

Marinho disse que recebeu um comunicado nesta sexta-feira de um especialista em aviação da Alemanha que critica o último relatório do BEA. Ele também discorda que houve falha humana.

Informações do BEA demonstram falta de treinamento

As informações, com base nas recém-descobertas caixas-pretas do avião, confirmam a descoberta feita em maio, de que a tripulação reagiu ao alerta de stall fazendo algo que intrigou os especialistas: apontando o nariz do avião para cima, ao invés de para baixo.

Paul Hayes, diretor de segurança da consultoria britânica Ascend Aviation, afirmou que “parece óbvio que a tripulação não reconheceu a situação em que estava, por qualquer razão, e que mais treinamento teria ajudado”.

O stall aerodinâmico - que não deve ser confundido com uma pane dos motores - é uma situação perigosa, que ocorre quando as asas são incapazes de suportar o peso do avião. A forma clássica de reagir a isso é apontando o nariz do avião para baixo, para capturar o ar num ângulo melhor.

Mas é raro um grande jato comercial ter um stall aerodinâmico, ainda mais em alta altitude, e os investigadores dizem que essa situação praticamente não é vista nos treinamentos.

Acidente 

O avião da Air France que fazia o voo do Rio de Janeiro para Paris caiu no oceano Atlântico em junho de 2009, matando as 228 pessoas a bordo. Segundo o documento, os pilotos não adotaram o procedimento adequado após os primeiros problemas detectados durante o voo: perda de indicadores de velocidade - falha para a qual eles não foram treinados para lidar - e perda de sustentação da aeronave. 

No relatório, os investigadores do BEA pediram um treinamento melhor para os pilotos. O documento detalha que eles não discutiram os repetidos alarmes sobre perda de velocidade antes de o Airbus que pilotavam cair. 

Além disso, a tripulação não fez nenhum anúncio aos passageiros sobre a situação da aeronave antes do acidente, diz o BEA. Trata-se do terceiro relatório sobre as investigações técnicas do caso. 

As duas caixas-pretas - que registraram os parâmetros do voo e as conversas na cabine dos pilotos - foram resgatadas do fundo do mar no início de maio, após passarem 23 meses a 3.900 metros de profundidade no oceano Atlântico. 

O órgão emitiu dez novas recomendações de segurança, incluindo mais treinamento sobre como pilotar aeronaves manualmente em grandes altitudes. 

Em um comunicado, a Air France disse que os alarmes que apontariam a perda de potência do avião não estavam em perfeito funcionamento. Segundo a empresa, as ativações e interrupções dos alarmes, fora de sincronia com as condições do avião, “contribuíram fortemente para a dificuldade da tripulação em avaliar a situação”. Veja mais no site R7.com.

 

Pesquisar no site

Resumo das Novelas

 Música vaga de amor

 

 

Mais notícias do Brasil

23/07/2017 17:30

Morre aos 66 anos o Ex-goleiro Waldir Peres, ídolo da seleção e do São Paulo

O ex-goleiro Waldir Peres, que fez história com a camisa do São Paulo  entre as...
23/07/2017 14:24

PSDB retira de seu site enquete sobre condenação de Lula

O site do PSDB retirou do ar uma pesquisa que questionava os internautas sobre o que achavam da...

Religião

23/02/2013 19:06

Cristãos julgados por evangelizar lutam contra os tribunais da Argélia

  O veredito final de um argelino sentenciado a um ano de prisão por ter, supostamente, propagado a fé cristã, estava agendado para quarta-feira (13), durante uma audiência, em Tindouf. Outro cristão, que está sendo julgado em Oran, pela mesma ofensa, saberá, nas próximas semanas, se sua...

Novelas - TV

26/06/2020 10:14

Resumos de Fina Estampa de26/06 a 04 de julho

Resumo de sexta-feira, 26 de junho   Tereza Cristina exige uma reunião com seus ex-funcionários. Pereirinha repreende Enzo. Tereza Cristina...
25/07/2017 19:19

Resumos dos próximos capítulos da novela Belaventura entre os dias 25 e 28 de Julho de 2017

Terça, 25 de julho Enrico está sobre um pedestal, envolto por alguns servos, que ajustam um traje de festa para ele. A duquesa Vitoriana, sua mãe o...

 

Clique na figura e adicione ao Twitter

Follow nilnoticia on Twitter

Notícia do Mundo

11/06/2011 10:27

Depois da libertação de Battisti, Itália convoca embaixador no Brasil

A Itália convocou para consultas seu embaixador no Brasil depois da decisão da justiça brasileira de libertar o ex-ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, cuja extradição Roma pede por quatro supostos assassinatos e cumplicidade em assassinato, anunciou nesta sexta-feira a chancelaria...
Site em fase de teste.