Passageiro conta como foi dirigir ônibus sequestrado

10/08/2011 12:47

Um dos passageiros que estava no ônibus sequestrado na noite desta terça-feira (9) no centro do Rio foi obrigado a dirigir o veículo depois que o motorista fugiu para chamar a polícia.

O analista de suporte Hélio Gomes assumiu a direção do ônibus, apesar de não ser habilitado para dirigir esse tipo de veículo.

- Fui obrigado (a dirigir), com uma arma apontada na cabeça.

Veja imagens do sequestro

Três bandidos mantiveram cerca de 20 passageiros reféns por aproximadamente uma hora em um ônibus da viação Jurema, na avenida Presidente Vargas, no centro. Seis pessoas ficaram feridas, incluindo um suspeito.

Gomes contou que entrou no ônibus na Central do Brasil, e foi até o final do veículo. Minutos depois, os criminosos anunciaram o assalto.

O motorista parou o veículo, ligou o pisca-alerta, chamando a atenção da polícia, e fugiu. Um PM tentou entrar no coletivo e um dos suspeitos fugiu, usando um dos passageiros como escudo humano.

Policiais fizeram barreiras e, quando o ônibus parou, PMs furaram os pneus com tiros e fizeram o cerco. 

Cerca de uma hora após o início das negociações, conduzidas por policiais do Bope, os assaltantes se entregaram e os reféns foram liberados. Vítimas relataram que os criminosos ameaçaram explodir o ônibus com uma granada.

- Foi só com muita reza mesmo.

Segundo o passageiro que foi obrigado a dirigir o ônibus, a todo momento os passageiros eram ameaçados pelos criminosos.

- Um deles dizia que não queria fazer mal a ninguém. O outro falava que ia matar, ia matar, ia matar.

 

Quando a polícia cercou o veículo, o clima ficou tenso.

 

- Eles (criminosos) ficaram com muito medo de serem pegos e ficaram desesperados, muito nervosos.

No momento dos disparos, Gomes dirigia o ônibus. Por isso, não viu de onde vieram os tiros.

 

- Essa foi a hora mais tensa.

 

Agora, restou o medo de pegar o mesmo ônibus de novo.

 

- A gente tem que trabalhar, né?

O motorista Vagner da Silva França, de 40 anos, que estava à frente do ônibus que faz a linha Praça 15-Duque de Caxias, sequestrado por bandidos na noite da última terça-feira (9) no centro do Rio de Janeiro, recebeu licença de três dias, de acordo com a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de janeiro). 

O estado de saúde de Lisa Mônica Pereira, de 46 anos, baleada no tórax durante sequestro de um ônibus, na noite de terça-feira (9), no centro do Rio de Janeiro. Ela está internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva), do Hospital Souza Aguiar. Segundo a filha da vítima, ela está precisando de doação de sangue A negativo.

 

Sequestro não indica aumento de crimes em ônibus, diz Fetranspor 

A Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) afirma em nota que o sequestro do ônibus foi um fato isolado, e não um indício de aumento de crime em transporte coletivo. Ainda segundo a federação, a segurança pública é uma prerrogativa do Estado, portanto não cabe às empresas de ônibus ações de combate à criminalidade.
 
As empresas apenas fornecem informações por meio de um formulário eletrônico para registro de ocorrências e disponibilizam imagens das câmeras a bordo, além dos dados do GPS, presente em todo ônibus da frota carioca.

De acordo com a Fetranspor, o uso do cartão RioCard, implantado há quase dez anos, reduziu a quantidade de dinheiro a bordo, diminuindo também a ação de criminosos.

Assista ao vídeo:

Pesquisar no site

Resumo das Novelas

 Música vaga de amor

 

 

Mais notícias do Brasil

23/07/2017 17:30

Morre aos 66 anos o Ex-goleiro Waldir Peres, ídolo da seleção e do São Paulo

O ex-goleiro Waldir Peres, que fez história com a camisa do São Paulo  entre as...
23/07/2017 14:24

PSDB retira de seu site enquete sobre condenação de Lula

O site do PSDB retirou do ar uma pesquisa que questionava os internautas sobre o que achavam da...

Religião

23/02/2013 19:06

Cristãos julgados por evangelizar lutam contra os tribunais da Argélia

  O veredito final de um argelino sentenciado a um ano de prisão por ter, supostamente, propagado a fé cristã, estava agendado para quarta-feira (13), durante uma audiência, em Tindouf. Outro cristão, que está sendo julgado em Oran, pela mesma ofensa, saberá, nas próximas semanas, se sua...

Novelas - TV

26/06/2020 10:14

Resumos de Fina Estampa de26/06 a 04 de julho

Resumo de sexta-feira, 26 de junho   Tereza Cristina exige uma reunião com seus ex-funcionários. Pereirinha repreende Enzo. Tereza Cristina...
25/07/2017 19:19

Resumos dos próximos capítulos da novela Belaventura entre os dias 25 e 28 de Julho de 2017

Terça, 25 de julho Enrico está sobre um pedestal, envolto por alguns servos, que ajustam um traje de festa para ele. A duquesa Vitoriana, sua mãe o...

 

Clique na figura e adicione ao Twitter

Follow nilnoticia on Twitter

Notícia do Mundo

11/06/2011 10:27

Depois da libertação de Battisti, Itália convoca embaixador no Brasil

A Itália convocou para consultas seu embaixador no Brasil depois da decisão da justiça brasileira de libertar o ex-ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, cuja extradição Roma pede por quatro supostos assassinatos e cumplicidade em assassinato, anunciou nesta sexta-feira a chancelaria...
Site em fase de teste.